quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Equinodermos

Os equinodermos são os seres do filo Echinodermata (echinos, espinho; derma, pele), geralmente encontrados em grandes profundidades.

Características

   Entre as principais características dos equinodermos, podemos citar a presença de um sistema hidrovascular constituído por vasos onde circula a água; formações na superfície do corpo acionadas por músculos que são dotadas de mandíbulas; endoesqueleto calcário, ou seja, um esqueleto interno formado por placas calcárias recoberto pela epiderme de origem mesodérmica – em algumas espécies, essas placas calcárias emitem espinhos.


   Possuem um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas conhecido como sistema aquífero – ou ainda sistema ambulacrário, do latim ambulare que significa caminhar -, cujas funções envolvem a locomoção, a respiração, a circulação, a excreção e a percepção do animal. Os animais são triblásticos, celomados, deuterostômios e possuem simetria radial quando adultos.


  • Triblásticos











  • Bilaterais














  • Deuterostômios














  • Sistema Ambulacrário



















  • Respiração Branquial




  • Endoesqueleto Mesotérmico




















Locomoção

   Sua locomoção se dá por meio dos pés ambulacrais que se movem devido à variação da pressão do líquido acumulado em suas paredes musculares e ampolas. Essa variação determina a expansão e a retração dos pés, tornando possível o seu deslocamento: a pressão, quando mais alta, faz com que fiquem rígidos, e quando diminui, faz com que amoleçam, permitindo dessa forma a movimentação.


Digestão

   O sistema digestório dos equinodermos apresenta apenas a boca, estômago, intestinos e ânus, sendo que o estômago está presente somente nos equinodermos carnívoros. Os animais desse filo podem alimentar-se de algas ou pequenos animais – como exemplo de carnívoros, podemos citar a estrela-do-mar, que alimenta-se principalmente de pequenos moluscos. A alimentação da estrela-do-mar acontece por meio se seus pequenos pés que forçam a abertura das conchas das ostras, por exemplo, e vira seu estômago do avesso, lançando seu suco digestivo sobre a sua presa. Em seguida ele engole o corpo já digerido – caracterizando uma digestão extracorpórea. No caso dos que se alimentam de algas, como o ouriço-do-mar, o aparelho bucal – chamado lanterna de Aristóteles – possui uma espécie de dentição por meio da qual raspam as algas presas nas rochas.


Excreção

   O sistema ambulacrário é responsável pela eliminação de excretas do corpo dos equinodermos. Por meio do sistema, circula água que ajuda na eliminação.


Respiração

   A troca gasosa dos equinodermos é realizada por meio de minúsculas brânquias que ficam localizadas próximas à boca, além de toda a extensão dos pés ambulacrários ( por meio da água que passa por lá).


Reprodução

   A reprodução é sexuada, ou seja, com a participação de gametas, gerados por sexos separados, e uma fecundação externa que acontece na água. Com desenvolvimento indireto, as larvas transformam-se em animais jovens com forma própria.





fontes:http://zoologia-ii-ufes-turma-ii.webnode.com/news/echinodermata/
http://biofraganunes.blogspot.com.br/2011/10/embriologia.html
https://www.slideshare.net/gersonarmindonovais/filo-echinodermata-2?nomobile=true
https://pt.slideshare.net/HenriqueZini/zoologia-geral-aulas-1
http://maravilhasdaciencia.blogspot.com.br/2009/10/equinodermoscomo-funciona-o-sistema.html
http://zoologia-ii-ufes-turma-ii.webnode.com/news/echinodermata/
https://www.estudopratico.com.br/equinodermos-caracteristicas-classes-e-subclasses/
http://conectadonabio.blogspot.com.br/2015/03/equinodermos.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário