fonte imagem: http://biotransmissores.blogspot.com.br/2014/03/genetica-de-populacoes.html
População
Em biologia, população são os fatores bióticos da mesma espécie que habitam em uma área, num tempo infinito. Ou seja, cada grupo de organismos de uma mesma espécie que vivem em uma determinada comunidade, constituem populações biológicas.
Seleção natural:
A ação da seleção natural consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição. A seleção natural atua permanentemente sobre todas as populações. Mesmo em ambientes estáveis e constantes, a seleção natural age de modo estabilizador, está presente, eliminando os fenótipos desviantes.
Entretanto, o ambiente não representa um sistema constante e estável, quer ao longo do tempo, quer ao longo do espaço, o que determina interações diferentes entre os organismos e o meio. Essa heterogeneidade propicia diferentes pressões seletivas sobre o conjunto gênico da população, evitando a eliminação de determinados alelos que, em um ambiente constante e estável, não seriam mantidos. Dessa forma, a variabilidade genética sofre menor redução.
Especificação: formação de novas espécies a partir de uma população já existente.
Isolamento geográfico: é a separação física de subpopulações de uma espécie. As barreiras que isolam as subpopulações podem ser um rio que corta uma planície, um vale que divide dois planaltos ou um braço de mar que separa ilhas e continentes.
Fluxo gênico (também chamado de migração): é qualquer movimento de genes de uma população para a outra. Fluxo gênico inclui vários tipos de eventos diferentes, como o pólen sendo soprado a um novo destino ou pessoas se mudando para outras cidades ou países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário