quarta-feira, 26 de abril de 2017

Bactérias

Estrutura das bactérias:



Cromossomo (genoma bacteriano)

Composto por ADN que forma uma única cadeia circular em hélice dupla. Apresenta dobras, porém a camada protetora é ausente. Os cromossomos das bactérias estão localizados no citoplasma.




Flagelos bacterianos


   Estes apêndices alongados e finos são compostos por uma proteína chamada flagelina. Esta estrutura é responsável pela locomoção de algumas espécies de bactérias. Portanto, nem todas as bactérias possuem flagelos.




Fimbrias


   São filamentos formados por tubos curtos e em grande quantidade. Embora parecidas com os flagelos, não possuem função locomotora. A função das fimbrias varia de espécie para espécie. Em algumas, desempenha o papel de fixação em substratos e, em outras, exerce a troca de ADN em processos parassexuais.




Parede celular


   Fica ao redor da membrana plasmática e tem como principais funções garantir a proteção celular e dar formato à célula bacteriana. Esta parede protetora é forte e densa.




Cápsulas


  Com grande presença de água, estas cápsulas ficam ao redor da parede celular. Além de favorecerem a aderência ao substrato, também ajudam as bactérias a resistirem ao processo de fagocitose.




Esporos


   Formam uma camada protetora em alguns gêneros de bactérias, tornando-as mais resistentes à mudanças ambientais que ameassem sua sobrevivência. Também atuam na proteção contra agentes químicos e físicos.




Membrana celular


   Na maioria dos gêneros, atuam na produção de energia para a célula, além de possibilitar a troca de substâncias com o meio externo.




Citoplasma

  Líquido de consistência viscosa com presença de enzimas e metabólitos. Grande parte do metabolismo das células bacterianas ocorre no citoplasma. Os ribossomos ficam espalhados pelo citoplasma.

fontes: http://www.infoescola.com/reino-monera/estrutura-celular-das-bacterias/
             http://www.todabiologia.com/microbiologia/estrutura_celular_bacteriana.htm



Reprodução das bactérias:

   A reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade. Ocorre a duplicação do DNA bacteriano e uma posterior divisão em duas células. As bactérias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispõem de condições favoráveis (duplica em 20 minutos).

   A separação dos cromossomos irmãos conta com a participação dos mesossomos, pregas internas da membrana plasmática nas quais existem também as enzimas participantes da maior parte da respiração celular.


Reprodução assexuada

 

Grande parte das bactérias se reproduz de forma assexuada (sem intervenção dos gametas).
Nas bactérias, o aumento do tamanho celular e a reprodução por divisão celular estão intimamente ligados.

As bactérias crescem até certo tamanho e, na sequência, reproduzem-se por divisão binária (forma de reprodução assexuada).

Em condições adequadas, uma bactéria gram-positiva pode se dividir a cada 20 ou 30 minutos. Já uma gram-negativa leva de 15 a 20 minutos. Após 15 horas, o número de bactérias pode chegar a 15 milhões. Ou seja, é uma reprodução extremamente rápida.

Alguns tipos de bactérias, que se reproduzem assexuadamente, possuem complexas estruturas reprodutivas, que facilitam a dispersão das células-filhas recém-formadas. Exemplos destas estruturas: formação de esporângios nas mixobactérias (bactérias que vivem no solo); formação de hifas em Streptomyces (bacterias que vivem em solo úmido e vegetação decomposta).



Reprodução sexuada


Alguns gêneros de bactérias se reproduzem de forma sexuada (união de células reprodutoras para formar um novo organismo).
Através de um processo conhecido como conjugação bacteriana, as bactérias são capazes de trocar material genético. Neste processo, uma bactéria doadora passa uma pequena quantidade de DNA para uma bactéria receptora através de um orifício.


fontes:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biomonera3.php
            http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/bacterias/reproducao.htm




Importância das bactérias:

As bactérias são seres que não apresentam núcleo, sendo, portanto procariontes, fazem parte do Reino Monera.
Podem ser encontradas no ambiente como decompositores, algumas são patogênicas, outras são utilizadas na industria, existem bactérias que vivem associadas com outros seres vivos.
Apresentam importância na medicina, na ecologia, na industria, para os animais, para as plantas.


Importância médica


Existem bactérias que causam problemas para os seres vivos. Algumas bactérias podem causar no homem tuberculose, pneumonia, cólera, coqueluche, entre outras.
As bactérias patogênicas podem ser transmitidas por gotículas de saliva, água, objetos contaminados.



Importância ecológica


São de fundamental importância para a manutenção da vida, são as bactérias decompositoras ou saprófitas, atuando na decomposição da matéria orgânica morta transformando-a em matéria inorgânica simples, sendo reaproveitada por outros seres.
As bactérias dominaram os ecossistemas e modificaram a biosfera, possibilitando a existência de vida mais complexa.
As bactérias fotossintetizadoras produziram oxigênio como subproduto da assimilação de dióxido de carbono no ecossistema primordial, permitindo a evolução de formas complexas com alta demanda metabólica.
As bactérias são especialistas bioquímicas, capazes de executar transformações tais como assimilação biológica de nitrogênio e o uso de sulfeto de hidrogênio como uma fonte de energia, ambos componentes essenciais para o ecossistema. 



Importância para as plantas


   Algumas bactérias vivem associadas às raízes de leguminosas, local de onde a bactéria (Rhizobium) fixa o nitrogênio atmosférico transformando em sais nitrogenados, podendo assim ser usado pela planta.
  Bactérias patogênicas para plantas causam manchas de varias formas nos caules, folhas, flores frutos. 
Queimas- rápido desenvolvimento de necrose.
Podridão mole – ocorre nos órgãos de reserva



Importância na industria


   Bactérias do gênero Acetobacter oxidam o álcool transformando em ácido acético, sendo usado para obter o vinagre.
   Os lactobacilos são usados para produzir iogurtes e coalhadas. São fonte de um importante número de antibióticos (estreptomicina, aureomicina, neomocina e tetraciclina).
   São usadas na produção de substâncias como enzimas e aminoácidos.
   A produção de vários queijos ocorre pela fermentação bacteriana da lactose em ácido láctico.
   As bactérias anaeróbicas estritas estão presentes nas estações de tratamento de esgoto, nos pântanos, nas profundezas do oceano e no trato digestório de bovinos e outros mamíferos ruminantes, onde elas possibilitam a digestão da celulose. Ocorrem na flora intestinal produzindo vitamina K.
    Podem também ser usadas no controle biológico de pragas agrícolas.



fonte:http://cienciadanatureza.blogspot.com.br/2009/09/importancia-das-bacterias-para.html
           http://www.estudopratico.com.br/importancia-das-bacterias/
           http://monografias.brasilescola.uol.com.br/biologia/a-importancia-das-bacterias.htm




Bactérias e doenças:


Principais doenças causadas por bactérias :

Tuberculose: causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis.


Hanseníase (lepra): transmitida pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium lepra).


Difteria: provocada pelo bacilo diftérico.


Coqueluche: causada pela bactéria Bordetella pertussis.


Pneumonia bacteriana: provocada pela bactéria Streptococcus pneumoniae.


Escarlatina: provocada pelo Streptococcus pyogenes.


Tétano: causado pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani).


Leptospirose: causada pela Leptospira interrogans.


Tracoma: provocada pela Chlamydia trachomatis.


Gonorreia ou blenorragia: causada por uma bactéria, o gonococo (Neisseria gonorrhoeae).


Sífilis: provocada pela bactéria Treponema pallidum.


Meningite meningocócica: causada por uma bactéria chamada de meningococo.


Cólera: doença causada pela bactéria Vibrio cholerae , o vibrião colérico.


Febre tifóide: causada pela Salmonella typhi.


fonte:http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/bacterias/




Questionário


1. a) Tuberculose- transmitida pelo o ar, principalmente em locais fechados e causada por bactérias que integram o complexo Mycobacterium tuberculosis.

        Tétano- transmitida através de ferimentos ou lesões de pele. Ocorre pela introdução dos esporos da bactéria em ferimentos externos, geralmente perfurantes, contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas. Causado pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani).

        Meningite- A meningite geralmente é causada por uma infecção viral, mas também pode ser de origem bacteriana ou fúngica. Propaga- se por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro). Causada por uma bactéria chamada de meningococo.

     b) - Quando ocorrem, os sintomas geralmente incluem tosse (às vezes, com sangue), perda de peso, sudorese noturna e febre.
          
        - O tétano provoca contrações musculares dolorosas, especialmente na mandíbula e no pescoço. Pode interferir na capacidade de respirar e, eventualmente, causar morte.
          
         - Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo.


        c) A falta de higiene em saneamento básico, esgoto, controle de doenças, investimento na saúde e nos medicamentos necessários para controlar essas doenças.


2. a) transformação, conjugação e transdução.
b) Podem apresentar diferenças genéticas que possibilitam a bactéria ter um aumento na resistência às drogas por exemplo.




3. a) Mutualismo com organismos recebendo da soja ou fusão material orgânica e dando substânicas nitrogenadas.

b) Facilitação na digestão.




4. a) Cárie.
b) A causa direta é a placa polícula viscosa de bactéria que forma nos dentes e na gengiva.



c) Higienizar os dentes ao menos 4 vezes ao dia, evitar o exagero em guloseimas e outros alimentos que prejudicam os dentes.


5. Fazem fotossíntese, são a base da cadeia alimentar.





6. Elas fixam o N2, criando bases nitrogenadas que são absorvidas pelas plantas, comidas por nós.


7. A diferença principal é que as bactérias fotoautotróficas possuem clorofila e, portanto, realizam fotossíntese. Já as quimioautotróficas utilizam a energia produzida pela reação de oxidação de substâncias inorgânicas para manter seu metabolismo.



8. A Akkermansia muciniphila, bactéria presente na microbiota intestinal, auxilia na transformação da glicose em energia para o corpo, diminuindo a concentração de açúcar no sangue. É particularmente importante para portadores do diabetes tipo 2. Esses pacientes até produzem insulina, o hormônio responsável por levar o açúcar até as células, onde será metabolizado.O problema é que a insulina liberada não consegue cumprir sua função ou sua produção é insuficiente.

9. São seres vivos procariontes.

10. Essa afirmação está incorreta, pois existem bactérias em todo nosso corpo o tempo todo, algumas até auxiliam em funções do organismo (Ex. os lactobacilos presentes na flora intestinal). Ou seja, as bactérias estão sempre presentes no corpo, e as nossas doenças são causadas por bactérias prejudiciais (ou outros fatores), que as vezes se incorporam ao nosso organismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário